Accor lança o “Plant for the Planet” no Brasil

Data: 24/09/2009

Accor lança o “Plant for the Planet” no Brasil


A Accor Hospitality, segmento hoteleiro do Grupo Accor e líder em número de hotéis na América Latina, lança o projeto “Plant for the Planet” no Brasil. O “Plant for the Planet” é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o meio ambiente por meio de uma campanha em prol do plantio de um bilhão de árvores no mundo.

A Accor, como empresa preocupada em combater o aquecimento climático, restaurar os ecossistemas e contribuir com as comunidades onde atua, engajou-se no projeto para financiar o plantio de três milhões de árvores em sete regiões florestais no mundo: Austrália, Estados Unidos, Indonésia, Romênia, Senegal, Tailândia e Brasil.

O projeto é particularmente inovador porque, além de financiar o plantio das árvores, seu objetivo principal é conscientizar os hóspedes da rede sobre a importância do reflorestamento. Em cada um dos hotéis Accor, o “Plant for the Planet” vai motivar os hóspedes a reutilizarem suas toalhas de banho por mais de uma noite. “Com o slogan ‘Aqui, suas toalhas plantam árvores’, comunicações nos banheiros dos apartamentos indicam que a cada cinco toalhas reutilizadas uma nova árvore é plantada”, explica Antonietta Varlese, gerente de comunicação corporativa da Accor Hospitality América Latina.

Para a seleção dos sete projetos de reflorestamento mundial, entre eles o do Brasil, a Accor contou com a colaboração da Kinomé, sociedade de revalorização de florestas no mundo e que irá auditar o projeto como um todo pelos próximos quatro anos. A Kinomé analisou mais de 150 associações parceiras do Programa das Nações Unidas para o meio ambiente. Para o Brasil, a Nordesta foi selecionada para conduzir o “Plant for the Planet” com o objetivo de rearborizar 30 km ao longo das margens do rio São Francisco, além de desenvolver a apicultura Meliponini e formar a população local para uma gestão sustentável da madeira.

O plantio, pela Nordesta, já foi iniciado com o apoio da comunidade local e voluntários, que participam desta iniciativa de preservar as nascentes do rio São Francisco. Até o final de 2009, estão previstos recursos para financiar o plantio de cerca de 90.000 mudas.

Essa iniciativa também faz parte do projeto de recuperação da vegetação nativa da nascente do rio São Francisco, que prevê também a criação de abelhas, responsáveis em grande parte pela polinização das matas. A Nordesta se compromete a fornecer uma caixa de abelhas Meliponini a cada três mil mudas plantadas nas regiões que serão beneficiadas com o “Plant for the Planet”. A expectativa é de que, a criação de abelhas, a médio e longo prazo, possa se tornar uma alternativa viável de exploração econômica dos recursos naturais da região, com a produção e comercialização de mel pela população local, contribuindo para a conservação do meio ambiente.

O evento de lançamento aconteceu no dia 19 de setembro, na Pousada Limeira, no Município de Vargem Bonita, em Minas Gerais, onde estão sendo realizadas as primeiras etapas do plantio. Estiveram presentes Roland de Bonadona, CEO da Accor Hospitality para América Latina, Anita Studer, presidente da Nordesta Suíça, Belchior dos Reis Faria, Prefeito de Vargem Bonita, e Darlan Alcântara de Pádua, chefe do Parque Nacional da Serra da Canastra, entre outras autoridades da região.


Roland de Bonadona, CEO da Accor Hospitality para América Latina, comenta que “pela primeira vez, o gesto simples de pousar uma toalha no porta-toalhas colabora com uma causa mundial, que é o reflorestamento. Este projeto é inovador porque, além de mobilizarmos nossos colaboradores, também contamos com o apoio de nossos hóspedes. O Plant for the Planet não trata apenas questões de cunho ambiental, mas também prevê a realização de ações para o desenvolvimento econômico e social de comunidades locais”.

O “Plant for the Planet” também faz parte do programa mundial da Accor conhecido como Earth Guest. Lançado em 2006, o Earth Guest tem oito diretrizes principais voltadas à Sociedade e ao Meio Ambiente. Os projetos com enfoque na sociedade são denominados EGO e envolvem a proteção às crianças, o desenvolvimento social, a alimentação e a saúde. Os projetos voltados ao meio ambiente recebem a denominação ECO e abordam conservação de energia, água, reciclagem de lixo e biodiversidade.
 
Informações: www.accorplantsfortheplanet.com

Sobre a ACCOR Hospitality América Latina
Presente na América Latina desde 1977, a Accor Hospitality – unidade de negócios hoteleiros do Grupo Accor – detém a maior e mais completa oferta de hospedagem da região, onde opera suas redes internacionais Sofitel, Novotel, Mercure, ibis e Formule 1. Juntos, os hotéis operados pela Accor Hospitality na América Latina somam 161 unidades com 26.148 quartos, sendo 140 no Brasil e 21 nos demais países latinos. Os hotéis são responsáveis pela geração de cerca de 10 mil empregos diretos. Oferecem, ainda, estrutura completa para a realização de eventos de grande, médio e pequenos portes. O Brasil é bastante estratégico para as operações da Accor Hospitality – é o quarto principal mercado da empresa no mundo, atrás somente de França, Alemanha e Estados Unidos.
www.accorhotels.com.br


< voltar